top of page

Minha História

na

Fotografia

Meu pai. É obrigatório lembrar dele , nesse momento . Nada mais justo que ele seja meu grande parceiro nessa aventura : a exposição fotográfica na S.F.F. Explico ! Desde pequena , aprendi apreciar a Beleza e o ato de registrar instantes mágicos , com ele . Meu pai adorava Fotografia , e seu objeto era qualquer coisa : a família, viagens , pescarias na beira do rio Paraíba , nossos cãezinhos, o patrimônio histórico e a linda Serra da Mantiqueira da cidade em que nasci , o sol , a lua , e até as estrelas ! ...fotografou alguma estrela ? não importa ! Só sei que comprou um telescópio , e isso foi um alvoroço pra nós e pra vizinhança . Nós , crianças curiosas , ficamos maravilhadas com a engenhoca ! Boas surpresas pra gente , era com ele mesmo ! Família grande.. imagine a disputa para ver o céu estrelado !

Meu pai , era um artista intuitivo , um apreciador de ópera e dos grandes clássicos da música ,e seus discos sempre giravam na vitrola de casa . Meu mestre querido, com quem aprendi, especialmente , a ouvir e olhar ; olhar , e incluo aí , o gosto pela leitura ! Devoradora de livros desde que me conheço por gente , eu lia na poltrona oval da sala , enquanto ele se deliciava com a música de seus LPs . Saudades , muitas !

Meu pai realizou algumas exposições Histórico-fotográficas sobre nossa cidade , e escreveu um livro no mesmo sentido : a Fotografia contando a História da terra natal. Pesquisou durante anos , e muitas fotos destas mostras e do livro , eram registros seus. Herdei dele uma Yashinon Yashica ,uma bela antiguidade que conservo com muito carinho , e o gosto pela arte de fotografar . Eu , fotografava de um tudo, amadora como ele, por puro gosto ,com as várias e diferentes câmeras com filme asa 100 , 200 , 400 (lembra disso ?) ,que fui adquirindo ao longo do tempo. Porém, a necessidade de informação técnica mais específica sobre fotografia , custou a entrar na minha lista de prioridades.

Com o advento das câmeras digitais , na minha tosca "experiência" de fotografia , beleza ! - nunca me passou pela cabeça fazer um curso de fotografia... A pulsão do olhar , que marcou a minha infância , adolescência e juventude , só veio ocupar seu devido lugar ,na maturidade ! E pra marcar esse lugar , ficarei devendo para sempre o empurrãozinho de meu "padrinho" Julio Regis , através do qual fui lançada sem paraquedas no Desafio10+ . Com a cara e a coragem dos inocentes , comecei a participar da competição fotográfica e ,paralelamente, a perceber que precisava ; ou estudar Fotografia , ou estudar Fotografia. Foi o que fiz . O que eu nunca sequer poderia imaginar é o quanto de DESAFIO é esse aprendizado , pra mim! Gratidão , Julio !!! Tateando ainda , e errando mais que acertando , sigo , cantante e confiante na frase de Henri Cartier-Bresson : "Suas primeiras 10.000 fotografias são as piores " . Verdade irrefutável . Sorte que ainda tenho 9000 de lambuja ! Partiu , recuperar o tempo perdido... Obrigada, pai ! Você me deixou uma herança valiosa . Intangível , e encantadoramente apaixonante : a Fotografia "

e-mail: nascarmen@hotmail.com

ANA ANDRADE

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” Ansel Adams Perfeito !

© 2016 por Grupo de Fotografia Desafio 10+

bottom of page