top of page

Minha História

na

Fotografia

DANIEL RORIZ

Tudo aconteceu por acaso. Eu não era um admirador da fotografia a ponto de querer e desejar ter um curso ou uma câmera profissional. Na maternidade, com o nascimento do meu segundo filho, minha cunhada apareceu com uma semiprofissional da Nikon. Uma câmera “cropada” simples, mas que tinham vários recursos que eu desconhecia.

Como gosto de tecnologia e estava ainda no quarto desta maternidade, tive tempo de mexer na câmera e ver os recursos que ela oferecia. Fiz uns testes e tirei a foto da mão dele com o fundo desfocado. Recurso simples, mas que diferenciou das fotos que eu via normalmente. Foi o bastante! Tentei comprar a câmera dela e não teve jeito. Aí comecei a pesquisar e comprei minha primeira semiprofissional que foi a Canon t3i. Peguei dicas com meu primo fotógrafo que é super premiado e reconhecido no mercado. Comecei a investir em livros, cursos, workshops. Comprei outra câmera, desta vez profissional - Full Frame. Comecei a comprar os acessórios, lentes, filtros, flashs, etc. Cada compra, era uma satisfação imensa. Percebi que eu precisava de mais experiência. Equipamento sem técnica não é nada. A fotografia já tinha penetrado mesmo. Lia de tudo na internet. Pesquisava tudo referente à fotografia. Foi aí que conheci o grupo Desafio 10+ através de um amigo baiano de profissão, que também é fotógrafo nas horas vagas. Este grupo incentiva a troca de experiências criando concursos sadios para recebermos críticas positivas e negativas de nossas fotografias. Cresci muito na área por conta disso. Cheguei ao ponto de criticar fotos belíssimas publicitárias, olhando já diferenciado para esta arte. Cadê o foco nos olhos? Como é que corta a mão da modelo?!! (risos).

Hoje continuo na fotografia, porém sempre focado no hobby. Nunca houve interesse em me profissionalizar. Continuo lendo de tudo. Hoje vejo que a foto não é simplesmente o equipamento. Clichê demais falar isso nesta área, mas é a verdade. Meu amigo inclusive me criticou por eu me precipitar em comprar uma câmera full frame. Hoje não me arrependo pois é um investimento que não perde valor. Mas vejo que por tão pouco você consegue fazer um trabalho bacana. Isso é a arte. Saber olhar, fazer e compor, aliando técnica e dedicação.

e-mail: danielroriz@outlook.com

© 2016 por Grupo de Fotografia Desafio 10+

bottom of page