top of page

Minha História

na

Fotografia

HAROLDO BRAUNE

Desde pequeno eu me sentia atraído pela fotografia. Foi quando ganhei de presente minha primeira câmera, uma Kodak 177 Ela era simples e prática, uma câmera perfeita para uma criança que estava descobrindo o mundo.

 

Com ela fazia diversas fotos de tudo, sem distinção ou regras

como fazemos hoje. Era minha alegria e amo rever fotos até hoje.

 

Após alguns anos, já no colegial, ralei muito e consegui comprar minha primeira SLR com lentes intercambiáveis. Foi uma Yashica log Multiprogramas. Me lembro como se fosse hoje eu descobrindo suas funções, pesquisando e aprendendo a mexer. O aprendizado era caro, pais você tirava fotos e tinha que revelar para ver como ficaram as suas experiências. Mudava de filme com ISO diferentes e tudo Mais. Hoje é muito mais fácil e barato aprender fotografia. Nessa época fazia colegial técnico e uma das matérias era fotografia. Aí aprendi tudo que me faltava, aprendi desde as técnicas para tirar fotos até o processo todo por trás na época, como revelar as fotos, edição e tudo Mais.

A partir desse momento a qualidade das minhas fotos deram um salto e comecei a ver a fotografia com outros olhos. Como o meu primeiro emprego, trabalho na área gráfica, tive a oportunidade de comprar o equipamento do meu chefe, uma Nikon, foi aí que entrei para o Time dos "Nikonzeiros". Comprei uma Nikon T3/Titanium prata com duas lentes e kit completo. Não preciso dizer o quanto fiquei feliz e realizado, pois agora eu tinha um equipamento profissional em minhas mãos.

Fiz inúmeras fotos, mas com o passar do tempo o uso de filme caiu em desuso e com a vida corrida profissional acabei dando pausa natural nas fotos. Um dia recebi uma proposta é fiz umas das piores negociações na minha vida e acabei trocando o corpo de minha Nikon F3/T um relógio via mercado livre. Na época as SLRs não valiam muito, pois o mundo digital já havia se tornado realidade.

Após alguns anos percebi que havia feito um péssimo Negócio. Depois de alguns filmes mostrando essa câmera como "A Vida Secreta de Walter Mitty", onde o Sean Penn usa em plena era digital, os valores dessas relíquias dispararam e hoje é uma das câmeras cobiças do mundo das analógicas. Ela é usada até hoje devido a sua alta

resistência em lugares inóspitos.

Em 2008 tive a oportunidade de morar fora Brasil, para estudar e com isso tive a chance de comprar minha primeira DSLR, após alguns anos sem ter nenhuma Comecei por um Nikon DSLR simples, para relembrar e depois fui migrando até chegar a uma DSLR "Full Frame". Nessa época de EUA foi o período que comecei a fazer parte do grupo de fotografia do Orkut e fazer amigos que trago até hoje. Foi um período ótimo, pois supri a ausência de meus amigos e familiares através de minhas saldas fotográficas por Iá.

Muitos me perguntam por que não Vivo de fotografia sempre respondo que isso é um hobby para mim e o da que a fotografia deixar de ser isso ela não terá o mesmo brilho que tem hoje. Ela é como uma válvula de escape para mim, terapia e diversão. A partir do momento que deixar de ser ela será como qualquer outro trabalho. Me orgulho muito de fazer parle desse grupo e mais ainda de estar no 'Hall' dos maiores vencedores da história do grupo. Isso vale mais que qualquer coisa, pois estar no pódio até que pode ser fácil, o difícil é manter os resultados ao longo do tempo. São quase 80 pódios em três anos e muitas fotos tiradas só para isso. É muito bom ver também evolução de amigos do grupo que hoje ganham tudo pela frente e é por essa evolução que

estamos aqui. Essa sempre foi a real essência do grupo. Obrigado a todos pelo carinho e amizade.

PS Esse ano consegui recuperar minha antiga SLR Nikon F3/T prata.

e-mail: haroldobraune@hotmail.com

© 2016 por Grupo de Fotografia Desafio 10+

bottom of page